Colunas

Sexta-feira, 07 de Março de 2008 - 14:32

Duzentos ou duzentas?

Leia o período abaixo e elimine os erros que encontrar. Após as correções, o período deverá estar consoante com a norma culta da língua portuguesa.

Mamãe pediu para mim comprar duzentas gramas de aprezuntado, trezentas de queijo, sete pãos, uma mantega da mais barata e um refrigerante que tivesse na promoção. Eu até comprei tudo certinho, mais quando eu fui atravessar a pracinha, eu cortei caminho pelo canterinho, tropecei numa placa que tava no chão e cai. Meus Deus! O refrigerante rolou pro meio da rua, a mantega espatifou toda no chão e o pacote de pão rasgou. Foi uma tristesa. Olhei com raiva para a placa que me fez cair e li: “Não pise na grama”. Viu? Fazer coisa errada só dá problema. Quando voltei pra casa, ainda levei uma bronca.

Resposta:

Mamãe pediu para eu comprar duzentos gramas de apresuntado, trezentos de queijo, sete pães, uma manteiga da mais barata e um refrigerante que estivesse na promoção. Eu até comprei tudo certinho, mas quando eu fui atravessar a pracinha, eu cortei caminho pelo canteirinho, tropecei numa placa que estava no chão e caí. Meu Deus! O refrigerante rolou para o meio da rua, a manteiga espatifou toda no chão e o pacote de pão rasgou. Foi uma tristeza. Olhei com raiva para a placa que me fez cair e li: “Não pise a grama”. Viu? Fazer coisa errada só dá problema. Quando voltei para casa, ainda levei uma bronca.

Comentário: A regência verbal de “pisar” é: quem pisa, pisa algum lugar. Portanto, é incorreto dizer pisar em algum lugar.

Confira outras dicas abaixo:

A frase abaixo está correta?

Mudança de gênero, mudança de sentido.

Masculino e feminino.

Por: Jaciara Gavazza - Estudante de Letras da Ufes

 

Tags: