Notícias

Segunda-feira, 10 de Janeiro de 2011

O substantivo – classificação e formação.

O que é o substantivo? Substantivo é o termo que dá nome a seres e coisas como gato, mato, tomate, loja, cônjuge, crianças, Brasil, Julia, fidelidade, dia, cardume e várias outras palavras, por isso, podem variar em gênero (masculino/feminino), número (singular/plural) e grau (diminutivo/aumentativo).

Pelos exemplos dados no parágrafo anterior, percebe-se que é necessáriauma classificação para os substantivos quanto a sua capacidade genérica (substantivo comum, por exemplo: gato, mato, tomate, cônjuge, crianças, mala, cadeira etc.), ou específica (substantivo próprio, por exemplo: Brasil, Julia, Tito etc) e quanto à materialidade do nome (concreto: gato, mato, tomate, crianças, cadeira ou abstrato: fidelidade, riqueza, saudade etc). Importante também ressaltar o substantivo coletivo, que designa um conjunto de seres da mesma espécie, como cardume (conjunto de peixes), banda ( conjunto de músicos), falange (conjunto de tropas).

No que tange à formação dos substantivos, esses distinguem-se como substantivos simples ou compostos; primitivos ou derivados. Os substantivos simples são aqueles que possuem um só radical, por exemplo: rádio, livro, vida etc. Os compostos formam-se com mais de um radical, como conta-gotas, por exemplo. Já os substantivos primitivos são aqueles que não tem origem em outra palavra portuguesa, ou seja, atuam como base da formação de outros, exemplo: flor, terra, mar etc, logo, os substantivos derivados formam-se a partir de um substantivo primitivo como floresta, florinda (de flor); terremoto, terreno (de terra); maresia, marujo (de mar) e tantos outros.

 

Equipe Sindinotícias – Andressa Ribeiro (Letras-português).

Tags: