Notícias

Quarta-feira, 05 de Maio de 2010

Hoje é o Dia Nacional do Líder Comunitário. Parabéns a todos os líderes do Brasil

Hoje (05) é comemorado o Dia Nacional do Líder Comunitário. A data foi instituída em 2006, pelo então deputado federal (ES) Neucimar Fraga que hoje, exerce a função de administrador do município de...

Hoje (05) é comemorado o Dia Nacional do Líder Comunitário. A data foi instituída em 2006, pelo então deputado federal (ES) Neucimar Fraga que hoje, exerce a função de administrador do município de Vila Velha.

Muitos políticos iniciaram seus trabalhos com a população, exercendo suas atividades nas comunidades. Não foi diferente com o prefeito de Vila Velha, que iniciou a sua trajetória política em 1988 no bairro Soteco, em Vila Velha, contribuindo para o desenvolvimento de sua comunidade. “A experiência de líder de bairro contribui para revelar a vocação natural dos homens de vida pública”, acredita o prefeito, que já foi vereador e deputado federal por dois mandatos. 

Em sua administração, no município de Vila Velha, foi também o primeiro a implantar um órgão específico voltado para as comunidades. A Assessoria de Assuntos Comunitários funciona no térreo da sede da prefeitura e recebe representantes de todas as partes do município em busca de respostas para problemas e de auxílio para seus bairros. 

O vice-presidente da associação da Praia da Costa, em Vila Velha (ES), disse que a liderança comunitária é quase um sarcedócio.  Pois é tão importante, que eles estão sempre atentos aos problemas de seu bairro, colhendo, dando e cobrando da municipalidade execuções das necessidades inerentes ao seu bairro ou ao município com participação no dia a dia.   

Em entrevista ao Jornal Sindinotícias o vereador Roberto Carlos (PT), do município de Serra, região norte do Estado do Espírito Santo, disse que a função de um líder comunitário é fundamental. “O líder tem a função de receber primeiramente as demandas da comunidade e levá-las aos responsáveis pela ação no Poder Público. O líder comunitário é fundamental na organização para que as melhorias do meio ambiente social existam nas cidades.   

Para estreitar a relação entre a Prefeitura de Vila Velha e as comunidades, vem aí mais um canal de interlocução direta, o Gestão Comunitária (GC). 

Trata-se de um sistema on-line de integração para os líderes comunitários e gestores públicos, promovendo um contato maior e mais eficiente para beneficiar a todos. O sistema, inédito no país e proposto pelo prefeito Neucimar Fraga, vai oferecer transparência nas relações através da tecnologia. Disponibilizado no site da prefeitura (http://www.vilavelha.es.gov.br), o acesso ao sistema será feito pelas lideranças de cada bairro mediante nome de usuário e senha pessoais.

 Dentro do portal estarão disponíveis informações e ações interativas: notícias dos bairros, eventos, mapas do município, listagem dos moradores e equipamentos públicos (como escolas, unidades de saúde, entre outros). Também haverá espaço para demandas das comunidades, fórum de discussão e contatos importantes (como de outros órgãos públicos, ONG’s e projetos sociais). Com informações da Assessoria de Comunicação da PMVV-ES.    

Por: Redação    

 Leia Mais :

SE A DOENÇA NÃO FOR TRATADA COM RAPIDEZ, PODE LEVAR À MORTE.

 

Tags: politica